Você sabe o que é Cirurgia Robótica?

Você sabe o que é Cirurgia Robótica?

A cirurgia robótica vem ganhando espaço na maioria das especialidades cirúrgicas e revolucionando o tratamento de várias doenças, mesmo assim para algumas pessoas ainda é um tratamento pouco conhecido e algumas dúvidas são comuns, como: Será  que serei operado por um robô ou pelo meu médico? A cirurgia robótica se aplica no meu caso? Quais seriam os benefícios ?

A primeira cirurgia robótica do Brasil foi realizada em 2008!

De lá para cá ganhou popularidade devido a sua segurança, eficácia e bons resultados. Isso levou a hospitais de todo o Brasil a adquirirem plataformas robóticas. Os modelos de robô também tiveram atualizações e melhorias com o tempo, ficando cada vez mais modernos e ganhando funcionalidades.

Hoje existem mais médicos treinados em cirurgia robótica e já existem centros de formação e certificação de cirurgiões robóticos no país, tudo isso facilita aos pacientes o acesso a esta modalidade cirúrgica.

Neste procedimento o cirurgião fica no  controle de quatro braços robóticos: três braços cirúrgicos e um destinado à câmera .O Robô não opera sozinho e só faz o movimento conduzido pelo cirurgião que está sentado no console.

A imagem é 3D HD e com capacidade de amplificação dando detalhes muitas vezes não vistos sem esta ferramenta.

Os braços robóticos filtram o tremor natural da mão humana e reproduzem os movimentos realizados pelo médico ajudando no sucesso e melhorando os resultados da cirurgia.

Para saber se seu caso pode se beneficiar desta modalidade cirúrgica é muito importante conversar com seu médico e quando optar pela técnica procurar um médico habilitado e certificado para realização de cirurgia robótica .

Por ser realizada através de alguns furos na região a ser operada , o procedimento causa menores cicatrizes,  menos dor,  menos  sangramento, torna a recuperação mais rápida , causa menor uso de analgésicos. E especificamente na Urologia temos conseguido proporcionar melhores resultados funcionais aos pacientes tratados de câncer de próstata, oferecendo uma taxa bem menor de incontinência e impotência.

Estamos trabalhando para tornar esta técnica mais acessível aos pacientes uma vez que ainda não entrou no roll de procedimentos cobertos pelos planos de saúde.

Diretor médico do Centro Urológico do Flamengo

Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia

Membro da Sociedade de Cirurgia Robótica e Minimamente invasiva do Brasil

Membro da Sociedade Americana de Urologia

Membro da Sociedade Europeia de Urologia.

Matéria Publicada pelo Dr Mauro no portal saudelazer.com.br

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email